Aeroporto de Fortaleza é um dos mais movimentados do país

Publicado em 25 de março de 2013 às 15:11

Movimentando aproximadamente 6 milhões de passageiros por ano e mais de 50 toneladas de cargas, o Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins aumentou o seu movimento em mais de 200% nos últimos dez anos. Atualmente, o terminal de passageiros é o décimo segundo mais movimentado do país e o terminal de cargas é o mais movimentado da região Nordeste.

Esse alto crescimento está ligado à história recente do aeroporto, que foi completamente reformado no final da década de 1990. Inaugurado em 1952, o espaço já funcionava como pista de pouso desde a década de 1930, quando era conhecido como Alto da Balança. Durante a Segunda Guerra Mundial, a pista serviu de base de apoio para as Forças Aliadas.

A grande reforma realizada no final do século XX foi finalizada no início de 1998, quando um moderno terminal foi inaugurado com capacidade total para 2,5 milhões de passageiros por ano, sistemas avançados de automação e 14 posições para aeronaves.

Em 2005, o aeroporto de Fortaleza ganhou uma nova Torre de Controle com 40 metros de altura e equipamentos modernos, com um investimento total de R$ 23 milhões. A infraestrutura do espaço também conta com um estacionamento de 900 vagas e um aeroshopping com 40 lojas.

Como Fortaleza é uma das cidades-sede da Copa de 2014, uma nova ampliação está prevista para o sítio aeroportuário. As obras preveem um pátio remoto com seis posições para aeronaves, ampliação da área leste do terminal de passageiros e mais nove pontes de embarque. Serão investidos R$ 12 milhões na ampliação que aumentará a área do terminal de passageiros de 38,5 mil metros quadrados para mais de 90 mil metros quadrados. Além disso, serão realizadas alterações no acesso viário do aeroporto.

Alguns bairros no entorno do aeroporto da capital cearense também cresceram nos últimos anos. Bairros como Cocó e Fátima estão sendo cada vez mais procurados por quem está interessado em ofertas imobiliárias em Fortaleza. De acordo com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis do Ceará (Secovi-CE), o preço do metro quadrado dos imóveis em Fortaleza subiu 11,1%.