Confira 6 atrações para conhecer quando visitar Fortaleza

Publicado em 16 de junho de 2014 às 15:50

Nem todos sabem, mas a história da capital do Ceará, Fortaleza, está muito ligada, como o próprio nome sugere, a fortes militares. Eles foram construídos pelo Império Português durante o Período Colonial porque a região de Fortaleza está localizada em ponto estratégico do Brasil, à orla do Oceano Atlêntico. Porém, em dois momentos, nos anos de 1637 e 1649, essa proteção portuguesa foi interrompida pelo domínio holandês. O controle de Portugal não tardou a voltar, e Fortaleza, oficialmente fundada em 1726, ao redor do rio Pajeú, se destacou pela produção de algodão, e cresceu economica e politicamente. Hoje, a cidade é uma das metrópoles mais importantes do país, com 2,4 milhões de habitantes e atrai visitantes do mundo inteiro pelas belezas naturais e pelos atrativos históricos tombados como Patrimônio pela Iphan.

Praia do Futuro e de Iracema

Ao menos duas praias merecem destaque na cidade: a Praia do Futuro, a maior em extensão e sempre uma das mais lotadas, e a Praia de Iracema, cujo nome homenageia um dos personagens mais famosos da literatura brasileira, do romance homônimo, escrito pelo cearense José de Alencar. Ao longo dos calçadões de ambas, encontram-se restaurantes, bares e espaços para a prática de esportes.

Teatro José de Alencar

O teatro, localizado bem no centro de Fortaleza, na praça que homenageia o romancista brasileiro José de Alencar, é desde o início do século XX um importante espaço cultural do estado. Com capacidade para 776 pessoas e fachada colorida, o local recebe variadas apresetações dentro e até fora do prédio, em seus jardins projetados por Roberto Burle Marx. Há acessibilidade.

Endereço: R. Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar – Centro.
Funcionamento: de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 12h às 17h.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O globo espelhado do “Dragão do Mar” é um dos pontos mais conhecidos da cidade. O prédio chamativo, que está inserido numa área de cerca de 30 mil m², abriga cinema, planetário, museu e até a uma escola de arte. O agito do movimento cultural também é visto nos arredores. Entrada gratuira. Há acessibilidade.

Endereço: R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema.
Funcionamento: de 3ª a 6ª, das 8h30 às 21h30. Sábado e domingo, das 14h30 às 21h30.
Site: www.dragaodomar.org.br

Catedral Metropolitana

Durante a noite, a imagem da Catedral iluminada e ladeada por palmeiras fica ainda mais bonita.

A atual Paróquia São José é, na verdade, uma obra que substituiu a antiga Igreja da Sé, demolida pelo risco de desabar. Com torres altas e vitrais arredondados, é capaz de receber cinco mil pessoas. Entrada gratuita.

Endereço: Pça da Sé, s/n – Centro.
Telefone: (85) 3231-4196
Funcionamento: 3ª a 6ª, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. Sábado, das 8 às 12h.
Sitewww.arquidiocesedefortaleza.org.br

Museu da Cachaça

É um verdadeiro passeio pelo mundo de uma das cachaças mais famosas do mundo, a Ypióca. No museu, os visitantes podem ver propagangas antigas, garrafas históricas, fotos, mapas e ainda experimentar a bebida recém-saída do alambique. Entradas a partir de R$ 28.

Endereço: Sítio Ypióca, s/n – Maranguape.
Funcionamento: de 3ª a domingo, das 9h às 17h.
Site: www.ypark.com.br

Cumbuco

A cerca de 35 km de Fortaleza está uma belíssima vila de pescadores chamada Cumbuco. O lugar oferece inúmeras atividades em contato direto com as praias, como passeios de jangada, bugue, esquibunda, kite e windsurf. Há também bons restaurantes com gastronomia típica que animam um dia inteiro. O acesso se dá pela Avenida Leste-Oeste.